segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

MALAFAIA E AS PALAVRAS AO VENTO





Os pastores que não adotam a famigerada teologia da prosperidade foram chamados de “idiotas” por um tal teleevangelista exaltado que todos nós já conhecemos por seus discursos inflamados na mídia. A questão não é se os pastores são ou não idiotas, mas se eles merecem tal alcunha por terem discordado deste infame ramo da “teologia”. Mas, o que é ser idiota mesmo? O Dicionário Web dá   a seguinte definição para este verbete. Vejamos:


Diz-se de, ou indivíduo estúpido, falto de inteligência, de bom senso;

 Diz-se de, ou pessoa retardada, cuja idade mental não passa de três anos (Q.I. inferior a 20). (Sin.: débil mental);

Adj. Que denota estupidez: riso idiota;

Já percebeu que tal palavra não é em nada delicada em sua definição, não é? Todavia, foi desta maneira que o Silas Malafaia, que também é pastor, se referiu aos seus pares. Seria trágico se não fosse cômico, mas foi isso mesmo. Recentemente, ele disparou contra a jornalista e escritora ateia Eliane Brum, chamando-a de “vagabunda”, ao comentar o  artigo que ela escreveu para época contando não ser fácil a vida de ateus em um Brasil cada vez mais marcado pela intolerância evangélicaEm outro episódio, envolvendo a Câmara de Vereadores de São Luís (MA), Malafaia chamou um pedetista de “moleque”, “vagabundo” e “bandido”, além de ter tachado a Câmara de “poleiro” e os vereadores de “bocós” (abestados). O presidente da casa, Isaías Pereirinha (PSL), também criticou Malafaia por ter insultado e desrespeitado o poder legislativo municipal.  Silas Malafaia agora é ‘persona non grata’ em São Luís. 

O que questiono aqui são as atitudes do pastor e as suas palavras intempestivas, ditas de forma precipitada no calor das discussões. Como homem público que é, e ainda por ser líder cristão, deveria se portar com mais temperança, não dando margens aos não crentes para criticar o evangelho por seu mau testemunho. O que seria ainda mais prejudicial.


Devemos analisar a seguinte coisa com bom senso. Quando um pastor se excede, como ele está se excedendo, está de certa forma contrariando as Escrituras. Em 2 Timóteo 2.24,25 está escrito: “E ao servo do senhor não convém contender, mas sim ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor; instruindo com mansidão os que resistem”.


Outra coisa também deve ser considerada. toda palavra frívola dita pelos homens será cobrada naquele dia. Jesus disse: “digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no dia do juízo; porque, pelas tuas palavras, serás justificado e, pelas tuas palavras, serás condenado” (mt 12:36-37).Portanto, devemos pesar tudo aquilo que falamos sempre levando em conta o crivo das sagradas escrituras, nossa regra de fé e prática.

Quanto às palavras carregadas de ira, insulto, ou invectivas contra alguém, Jesus é categórico. Em Mateus 5:21-26, ele deixa claro:  


“Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; e: Quem matar estará sujeito a julgamento. Eu, porém, vos digo que todo aquele que (sem motivo) se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento; e quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal; e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito ao inferno de fogo. Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma cousa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta. Entra em acordo sem demora com o teu adversário, enquanto estás com ele a caminho, para que o adversário não te entregue ao juiz, o juiz ao oficial de justiça, e sejas recolhido à prisão. Em verdade te digo que não sairás dali, enquanto não pagares o último centavo.”


Sobre este texto, temos o seguinte comentário de John Stott :


“Jesus nos adverte contra o chamar a nosso irmão de  raca  (provavelmente o equivalente à palavra aramaica que significa “oco”) ou more  (a palavra grega para “tolo”). Parece que “raca” é um insulto à inteligência da pessoa, dizendo que ela é “cabeça-oca”, e os comentaristas rivalizam-se entre si, propondo paralelos, tais como “pateta”,  “estúpido”, “parvo” ou “cabeça-dura”.” Seja como for, as palavras proferidas aos pastores estão enquadradas neste contexto e, portanto, devem ser repensadas pelo Pastor Silas. Um pedido de perdão seria o mais correto segundo a Bíblia.


Soli Deo Gloria!   


3 comentários:

  1. A cada dia que passa me surpreendo com o comportamento dos chamados lideres evangélicos que nos cercam. Não estão muito distante dos políticos que tanto criticam seus adversários. Em certo momento repudiam certo ramo teológico, daí um tempo começam a praticar e a defender o mesmo. Anos atrás eu ouvi mensagens de pastor Silas combatendo a teologia da prosperidade, hoje, pelo que se diz ele a propaga. “Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos” (2 Co 13.5a).
    Passar nossos atos e comportamento pelo crivo de Deus é nossa obrigação. Do contrario a soberba vai dominar e estaremos trazendo constrangimentos e escândalos para o reino de Deus. Nosso falar deve ter como base os princípios de um servo, servo do Deus altíssimo. Da nossa boca não pode jorrar uma fonte de agua suja, palavras de baixo calão, termos abusivos e esdruxulo. Sim, se os fatos acorreram como foi narrado, cabe uma retratação. O homem e a mulher de Deus devem reconhecer que errou e buscar sanar seus erros quando ainda é possível. O perdão deve ser pedido não apenas por mera formalidade, mas por reconhecimento.
    Abraços Fraternos

    ResponderExcluir
  2. Amém!

    Belo blog que Deus continue abençoando você cada dia mais!

    JADSON LIMA
    http://nucleoestouindo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Caro Geovani Figueiredo,

    A paz amado!

    Matéria que deve ser respeitada pela responsabilidade demonstrada neste blog.

    É como se fosse um aviso de doneidade ao pastor que insensantemente critica aos seus críticos com diversos títulos, inclusive o que parece mais banal: O de idiota!

    Creio que o pastor em questão, já ultrapassou a barreira do momento infeliz, e se prepara para novas atribuições. Infelizmente, não consegue parar para pensar se entrou em algum atalho, pois, está com as mãos carregadas de sucesso e desprezo.

    O Senhor seja contigo,

    O menor.

    ResponderExcluir