sexta-feira, 5 de agosto de 2016

DEBATES: CATOLICISMO ROMANO



Por Geovani F. dos Santos  


Um católico não pergunta quem é a verdade; mas, sim, onde está a "verdade"? Suponho que para a maioria dos irmãos católicos, a verdade está na sua instituição e não em Cristo. Portanto, o objetivo maior de sua missão não é ganhar almas para Cristo e, sim, para a sua igreja, a qual consideram a detentora das verdades apostólicas. Para muitos, ou seja, aqueles que professam o Catolicismo, o qual um dia professei, quem não está na Igreja Católica "Apostólica" Romana está perdido, visto que, para os mesmos, somente existe salvação para quem está dentro do Catolicismo. Esse pensamento, por si só, não se sustenta, uma vez que as Escrituras revelam que em nenhum outro há salvação, senão na pessoa sacrossanta de Jesus, o qual si mesmo se deu em sacrifício vivo e agradável a Deus na cruz de gólgota. 

Quando eu desvio o foco da salvação para uma instituição e não para Cristo, estou automaticamente invalidando o próprio Evangelho que se fundamenta na morte e ressurreição do mesmo para a nossa justificação. Pedro e João declararam diante do Sinédrio Judaico: "Este Jesus é ‘a pedra que foi rejeitada por vós, os construtores, a qual foi posta como pedra angular “E, portanto, não há salvação em nenhum outro ente, pois, em todo universo não há nenhum outro Nome dado aos seres humanos pelo qual devamos ser salvos! (Atos dos apóstolos 4.11,12).

Continuando o meu arrazoamento, considere o que Pedro e João declaram: "Este Jesus é pedra” (At 4.11). Partindo deste versículo, adentro em outra questão muito amplamente aceita e difundida nos círculos católicos, ou seja, que a Igreja é edificada sobre Pedro e não sobre Cristo, como o corroboram vossos intérpretes. Essa interpretação é no mínimo temerária e qualquer exegeta honesto consigo mesmo e com a sua consciência chegará a essa ilação lógica. Analisemos o texto controverso: "Da mesma maneira Eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não prevalecerão contra ela. Eu darei a ti as chaves do Reino dos céus; o que ligares na terra haverá sido ligado nos céus, e o que desligares na terra, haverá sido desligado nos céus” (Mateus 16.18).


Analisemos esta construção grega: "κγ δέ σοι λέγω τι σ ε Πέτρος, κα π ταύτ τ πέτρ οκοδομήσω μου τν κκλησίαν, κα πύλαι δου ο κατισχύσουσιν ατς. Observe claramente que Jesus usa Πέτρος (pedra pequena), mas depois usa o substantivo πέτρ (Rocha). Pedro é pedra pequena e Cristo é a Rocha como claramente se depreende do texto grego. Como a Igreja poderia ser edificada sobre uma pequena pedra e não sobre uma Rocha. Quem é o fundamento dos apóstolos sobre o qual somos edificados? Paulo vai dizer que é Cristo, vejamos: "Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Cristo Jesus a principal (pedra angular) desse alicerce. Nele, o [edifício inteiro], bem ajustado, cresce para ser um templo santo no Senhor" (Efésios 2,20). Paulo usa a palavra grega "θεμελί" (temelio) referindo-se a Cristo como fundamento alicerce. Uma das regras da hermenêutica postula que a Bíblia se explica pela Bíblia, comparando Escritura com Escritura, "coisas espirituais com espirituais" (1 Coríntios 2.13).


*Esta postagem é fruto de debates teológicos no grupo "Católicos e Protestantes em Debate" no Facebook. Os comentários estão aqui publicados na integra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário