terça-feira, 2 de agosto de 2016

HERESIAS E MODISMOS

Resultado de imagem para heresia


Por Geovani F. dos Santos


Eu, embora seja um cristão evangélico, da Assembleia de Deus, não concordo com o logismo "bispa" usado por algumas denominações. A Escritura não dá margem para isso e, os apóstolos, nunca chancelaram a ordenação feminina. Com todo respeito às mulheres, não cola! Existem muitas terminologias e modismos que foram introduzidas no contexto da cristandade e, lamentavelmente, acabam maculando ou contaminando muitos irmãos. O apóstolo Paulo declara em I Timóteo 6.3-5: 

"Se alguém ensina outra doutrina e não concorda com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino segundo a piedade; é enfatuado, nada entende, mas tem mania por questões e contendas de palavras, de que nascem invejas, provocações, difamações, suspeitas malignas, altercações sem fim, por homens de mente pervertida, privados da "verdade"[...]

Muitos estão ensinando doutrina diversa e, portanto, precisam ser refutados com vigor. Tudo deve ser feito, todavia, com espírito de mansidão, porque é o Espírito Santo que convence o homem de seu erro, obviamente, se este permitir ser convencido do mesmo. O apóstolo Paulo afirma que alguns resistem ao Espírito para sua própria desgraça!

É comumente perceptível que em muitos debates, muitos acabam por descambar para a "altercação", destoando assim do amor e da paciência dignas de um cristão que deve, em tudo, ser temperante para os que resistem ou se mostram contumazes em sua diatribe. Somente o Espírito Santo, como já disse, em postagem anterior, pode demover alguém do erro e, por conseguinte, de uma postura enfatuada.


Erros doutrinários sempre existiram na história da Igreja de Cristo ao longo dos séculos. Não foram poucos os embates envolvendo os apóstolos e falsos mestres. Parte destes erros doutrinários surgiam de falsas interpretações dos textos sagrados, por indivíduos réprobos, que "privados da verdade", deram lugar ao espírito diabólico da heresia, e, assim, causaram grandes transtornos aos santos da Igreja Primitiva. Os apóstolos combateram ferrenhamente a gnose (busca do conhecimento através de experiências místicas) e o legalismo judaico, que, com todas as forças de sua tradição, procurava dissuadir os conversos a retornarem ao Judaísmo ou viver um Cristianismo eivado de elementos judaizantes. Na Carta aos Gálatas encontramos Paulo exortando aos da Galácia a que não voltassem às fábulas judaicas, descaracterizando deste modo o próprio Evangelho da Graça de Deus.


*O texto acima foi publicado inicialmente como comentário no Facebook. Dada a sua relevância decidi publicá-los também aqui em meu blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário