segunda-feira, 22 de agosto de 2016

O SEU VOTO PODE MATAR

Por Geovani F. dos Santos


O hospital de Jardim Esperança estava fechado esta madrugada porque não havia médicos de plantão para realizar o atendimento de emergência. O meu concunhado levou sua filha de dois anos para ser medicada e, para sua surpresa, encontrou as portas trancadas. Sem ter outra opção, voltou para casa, acordou o meu cunhado e foram de carro para o hospital Rodolfo Perissé em Búzios.

O ocorrido apenas reforça mais ainda a concepção do mais completo abandono em que se encontra a população do bairro Jardim Esperança e adjacências, desassistidos pelo poder público e entregues à própria sorte. Imaginemos que alguém infarte ou seja acometido por um AVC e necessite de cuidados intensivos nesta unidade. Com toda a certeza estará em maus-lençóis. Mas isso não está longe da realidade visto que é recorrente o histórico de não atendimentos e ausência de funcionários de plantão para dar suporte a uma eventual emergência médica.

O bairro é muito populoso e com um índice de violência preocupante, daí a necessidade de um atendimento que seja, pelo menos, suficiente para dar uma certa tranquilidade aos seus moradores. A população não pode sofrer pela incompetência de um governo que a cada momento tem demonstrado a mais completa inabilidade na gestão da coisa pública. Era fácil administrar uma cidade quando está jorrava a riqueza dos royalties do petróleo. Período que, diga-se de passagem, serviu para muitos vereadores, que agora, novamente, tentam a reeleição, como trampolim para o enriquecimento ilícito e para a ostentação de uma vida nababesca regada a "vinho e caviar".

Eles enriqueceram, fizeram os seus pés de meia à custa do erário público. Saquearam a saúde, a educação e os recursos os quais deveriam ser aplicados em benefício do povo e os embolsaram sem o maior peso na consciência para a própria locupletação. Todos estes senhores, deveriam estar na cadeia. Se vivessem em um país decente e não em uma "republiqueta de bananas" cujas as leis são formuladas por bêbados”, repetindo aqui o discurso do ministro do supremo, Gilmar Mendes, todos há muito estariam enjaulados. Mas, infelizmente amigos, estamos no Brasil: A pátria dos ilícitos.

Se o povo tiver o mínimo de memória não vai mais dar o seu voto a esses patifes que outrora pilharam o nosso combalido município. Todos eles zombam da cara do pobre e dos cidadãos honestos que acordam todos os dias cedo, pegam um ônibus lotado e, como gado, vão apinhados ao seu trabalho em busca do pão cotidiano e, não tem se sequer o direito de ir sentados porque os assentos do ônibus estão lotados. Este mesmo cidadão que é cioso de suas responsabilidades, que paga impostos, e não vê os mesmos serem revertidos em benefício de sua família, é o mesmo cidadão que morre em hospitais públicos porque não tem dinheiro para bancar uma saúde de maior excelência na rede privada. 

Os políticos deveriam ser enquadrados como "homicidas indiretos", uma vez que é pela omissão deles e pela roubalheira desenfreada que promovem, que muitos de nossos compatriotas perdem suas vidas pela falta de um atendimento de qualidade. Pense nisso. O seu voto pode matar, pois o mesmo pode municiar bandidos de "colarinho branco" que vão se assentar nas cadeiras legislativas e vão rir do seu infortúnio, enquanto eles, como Nero, estarão ouvindo uma musiquinha diante de uma cidade em chamas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário