quarta-feira, 8 de junho de 2011

CUIDADO COM OS ARDIS




Os comportamentos mundanos e pervertidos de alguns indivíduos que um dia estiveram em nossas fileiras, conviveram conosco e fizeram naufrágio na fé, servem-nos como advertência capital de que não devemos brincar com o pecado; e, tampouco, ignorar os ardis de Satanás. Como bem disse Paulo: "Porque não ignoramos os seus ardis (2 Co 2.11). E ainda: Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia ( 1Co 10.12).

O Diabo como bem sabemos, usa todas as táticas e maneiras para ludibriar os incautos e mesmo aqueles que já se consideram “sábios” aos seus próprios olhos. É temerário para crentes ou para quem quer que seja, desafiar o enganador deste século de forma insensata e espetaculosa como muitos o fazem, sem se aperceber do perigo que correm com tal insensatez. Muitos crentes desafiam as forças do inferno de forma precipitada e inconsequente dos púlpitos em que pregam; e, portanto, é notório que receberão retaliações. 

Devemos entender que o único que têm o poder de confrontar as forças das trevas é Jesus. Nós só podemos vencê-las se estivermos revestidos do Espírito Santo e escudados N’Ele. A Bíblia diz que devemos “sujeitar-nos a Deus resistir ao Diabo firmes na fé ( Tg 4.7), mas em nenhum momento diz que devemos desafiar as forças das trevas ou pisar na cabeça do Diabo, pois, isso é prerrogativa de Deus. Paulo declara: “E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés”( Rm 16.20). 

Observe que Paulo assevera categoricamente que “em breve o Deus de Paz esmagará” e não nós. Esta é uma atribuição de Deus, somente ele tem o poder de neutralizar e destruir toda e qualquer ação do inimigo. Portanto, qualquer um sob o pretexto de uma pretensa “autoridade divina” usa palavras levianas contra o príncipe das trevas, corre o sério risco de tomar uma rasteira. Nem mesmo Miguel, um arcanjo poderoso, cometeu tal loucura. Vejamos: “Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda (Jd 1.9). 

Muitos crentes ainda não entederam estas verdades, e, portanto, correm o sério risco de serem surpreendidos pelos ardis do arquiinimigo de Deus. Que Deus nos guarde e nos ilumine pela Palavra a vivermos sob a proteção do Altíssimo, sempre reconhecendo a nossa humanidade e pequenez. Que possamos nos revestir de toda a armadura divina para lutar contra as forças das trevas em nome D’aquele que já triunfou sobre elas na cruz de Gólgota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário