sábado, 3 de setembro de 2011

O HEDONISMO


O prazer pelo prazer. O prazer imediato a qualquer preço. O prazer egoísta e egocêntrico. Mesmo que o meu prazer seja o desprazer de outros.Vivemos na idade do Prazer.

Está estabelecida nas sociedades ocidentais a falsa ideia de que o princípio do prazer é o referente mais elevado na vida. Como se o sofrimento não fosse a outra face da moeda do prazer. Como se fosse possível vivermos como seres humanos sem qualquer um dos dois.
O desconforto e o sofrimento são hoje considerados socialmente inadequados e por isso varridos para debaixo do tapete, como se fossem lixo existencial indesejável. “Tudo bem?” “Tudo em cima?” “Alto astral”. “Tristezas não pagam dívidas”.

Mas este conceito não se faz representar apenas no âmbito do chamado “espírito do mundo”. Também se vai verificando em algumas teologias e liturgias contemporâneas, onde o que conta é sempre e só a sensação de alcançar um estado de bem-estar, e onde nunca há lugar para a reflexão, a interiorização, a capacidade e a coragem de a pessoa ficar consigo mesma e encarar a sua face lunar sem medos nem subterfúgios.

“Quem sou eu?” já não é uma questão que se coloque, a não ser com finalidade instrumental. Na idade do Prazer já não importa quem sou, de facto, mas apenas que talentos tenho, que dons eu possuo, que possibilidades estão à mão, para fazer o quê com isso, tendo em vista o meu prazer.
O princípio do prazer não permite outra coisa que não seja uma espécie de estado de embriaguez permanente, onde o que importa não é a consciência da minha realidade intrínseca, mas sim a forma de me fazer sentir bem.







Um comentário:

  1. Graça e Paz irmão Geovani
    Para tudo na vida é preciso ter coragem, principalmente para ser! Ser um cristão nos dias de hoje necessita não só coragem como sabia habilidade para não se misturar com o mundo de hoje.
    Somos iludidos pelos momentos, pessoas e o materialismo tão efémero. Tudo nos afasta da nossa real missão... “Ser cristão, ser luz num mundo caotizado pelo pecado”. Usamos situações para termos motivos para n ser.... Não podemos ser porque trabalhamos demais, porque a nossa profissão não permite, porque moramos longe, porque nossas agendas andam repletas, etc, etc, etc. Muitas vezes dizemos que só quando nos aposentarmos é que Jesus Cristo poderá esperar alguma coisa mais de nós... São desculpas que damos a Deus em tantas ocasiões.

    “Deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos” - palavra firme de Jesus. Deixa que os que não têm vida cuidem de suas prioridades mortas, inferiores. Deixe para trás as coisas secundárias. Se alguma coisa nos está atrapalhando de seguir plenamente ao Senhor, de ser o ideal que Ele quer para nós, precisamos renunciar esta coisa... vamos dar prioridade em "ser" servos no Reino de Deus.

    Tudo nessa vida passa! Menos Cristo.
    Abraços Fraternos

    Missionária Cleusa Klein

    ResponderExcluir