sexta-feira, 15 de abril de 2011

O EXEMPLO DOS PAIS NA CRIAÇÃO DOS FILHOS




“Tu, pois, que ensinas outro, não te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas: ‘Não furtes’, furtas? Tu, que dizes: ‘Não cometas adultério’, cometes adultério?” — Romanos 2:21, 22.

Um presidente da Junta de Educação de Seul disse: “O exemplo em palavras e ações é a lição mais importante para a criança.” Se os pais não forem bom exemplo no que dizem e no que fazem, quando derem ao filho uma instrução específica, ele vai logo concluir que os pais são hipócritas. A palavra dos pais não terá valor. Por exemplo, se os pais quiserem ensinar o filho a ser honesto, eles também devem ser honestos. É muito comum alguns pais, quando não querem receber um telefonema, mandarem o filho dizer: “Papai (ou mamãe) não está.” A criança obrigada a fazer isso se sentirá perturbada e confusa. Com o tempo, ela talvez comece a mentir sem se sentir culpada quando estiver numa situação difícil. Portanto, se os pais quiserem sinceramente que o filho se torne uma pessoa honesta, eles mesmos devem sempre falar a verdade e agir de acordo.

Quer ensinar seu filho a ser educado ao falar com outros? Então você precisa dar o exemplo. Seu filho logo vai imitá-lo. Sung-sik, pai de quatro filhos, diz: “Minha esposa e eu decidimos não falar palavrões nem usar linguagem grosseira. Respeitamos um ao outro e não levantamos a voz, mesmo quando ficamos chateados ou com raiva. O bom exemplo funcionou muito mais do que meras palavras. Ficamos contentes de ver nossos filhos ser respeitosos e educados com outros.” A Bíblia diz, em Gálatas 6:7: “O que o homem semear, isso também ceifará.” Se os pais querem que os filhos tenham elevados padrões de moral, eles mesmos devem mostrar primeiro que vivem à altura de tais padrões.




Texto extraído da Biblioteca Bíblica Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário