segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

ILUSÃO, TENTAÇÃO E A VITÓRIA DA FÉ

Por Geovani F.dos Santos

As pessoas não podem  esconder as suas verdadeiras características. Você é o que você é, sem falsidades ou mistificações. Se existe uma coisa terrivelmente imoral e indecente do ponto de vista do carater é alguém querer ser o que de fato não é. Existem muitas pessoas que desejam ser outras, ou seja, não se conformam com elas mesmas. Sentem -se os seres mais desprezíveis e reprováveis do mundo pelo simples fato de se autotaxarem inaceitáveis para o mundo cheio de clichés e juízos de valores.




O fato é que estas pessoas possuem um grande vazio interior que cria em suas almas uma dismorfia psíquica que não permite que vejam o quanto elas podem ser no universo humano.É exatamente essa visualização fantasmagorica de si mesmo que cria a ilusão de inutilidade. 

O que se considera  inútil tem a falsa percepção de que é inútil porque não consegue enxergar além dos seus próprios horizontes potenciais. Isso se dá em função de um autoengano estabelecido como  fortaleza na mente ou pela influência depreciativa de pessoas que não desejam o sucesso das outras. Estas pessoas são como corvos ou vampiros sugadores das motivações e aspirações alheias, dada a capacidade de fomentar a dúvida, a incerteza e o receio no coração do próximo.

Quantas vezes não ouvimos a expressão: Isso não vai dar certo! Ou ainda: Você não vai conseguir! Estas palavras conquanto aparentemente inofensivas, possuem o poder maligno de refrear ações ou projetos na vida de um indivíduo. O que é frustrante do ponto de vista psicológico e emocional. Por isso não se deixe levar por palavras derrotistas e pessimistas, pois não são agentes propulsores de atitudes vitoriosas. A solução é rechaçar tais pensamentos e afastar-se de pessoas que não nos inspirem o espírito da luta e do altruísmo. Certo escritor disse: " Você não pode impedir que os corvos voem sobre a sua cabeça, mas você pode impedi-los de fazer ninho."

Existe um episódio bíblico narrado por Mateus que revela o quanto existem palavras que procuram dissuadir os indivíduos de cumprirem seus o objetivos ou propósitos definidos. O apóstolo declara:

"Desde esse tempo, começou Jesus Jesus Cristo a mostrar a seus discípulos que lhe era necessário seguir para Jerusalém e sofrer muitas coisas dos anciãos, dos principais sacerdotes e dos escribas, ser morto e ressuscitado no terceiro dia. E Pedro, chamando-o à parte, começou a reprová-lo dizendo: Tem compaixão de ti, Senhor; isso de modo algum te acontecerá. Mas Jesus, voltando-se, disse a Pedro: Arreda Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens" ( Mt 16. 21-23). 

Notemos nos versículos acima que Jesus revela aos discípulos todo o itinerário profético traçado pelo Pai de antemão acerca de sua paixão e morte na cruz do Calvário. Jesus estava perfeitamente ciente de todos os desdobramentos que estavam adiante dele e, portanto, nada poderia tirá-lo do alvo. Todavia, Pedro estranhamente  chama-o à  parte e começa a tentar demovê-lo, dizendo: "Isso de modo algum te acontecerá" ( Mt 16.21). Ora, Jesus conhecia muito bem o teor de sua missão neste mundo, pois ele mesmo disse que daria a sua própria vida em resgate de muitos ( Mt 20.28). Diante de tal percepção presciente era indubitável que Jesus sabia que quem estava falando ali, naquele momento, era o Diabo. Daí a repreensão: "Arreda Satanás! ( Mt 16.23). Está não era a primeira tentativa do Diabo. Ele já intentara contra o Mestre no deserto, quando do episódio da tentação ( Mt 4. 1-11); e, agora, mas uma vez desferia outro golpe, que foi expressamente repudiado pelo Senhor Jesus. As tentativas de Satanás são ardilosas e sempre envolvem um conflito no íntimo. Bunyan declarava que a mente humana era palco de batalha entre anjos e demônios, e, portanto, é na mente que o inimigo ganha ou perde a batalha.

Muitas pessoas que tentaram cometer suicídio afirmam ouvir uma voz em sua mente estimulando-as a atentar contra a própria vida. Jovens que enveredaram pelo mundo do crime ou dos vícios relatam terem sido impelidos por uma vontade irresistível pelo proibido que em um dado momento foi sussurrada em seu subconsciente. Esta voz maligna, é a mesma que estimulou os nossos primeiros pais no Éden a desobedecer a Deus, comendo do fruto proibido. A. Antiga serpente continua tão atuante como nunca, e tem procurado corações incautos para inocular o seu mortal veneno. Desta forma posto, tenhamos cuidado. Colocando sempre em prática o conselho do apóstolo Pedro, que diz:

"Sede sóbrios e vigilantes. O Diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé " ( 1 Pe 5.8,9).



Soli Deo Glória!


Nenhum comentário:

Postar um comentário