sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

ANIMAIS BÍBLICOS: DE HIENAS A HIPOPÓTAMOS

Rabbi Dr. Natan Slifkin *



Se você fosse convidado a nomear um livro que faz menção de leões, guepardos, crocodilos, hipopótamos e hienas, talvez os seus pensamentos fossem levados a Tarzan ou algum outro conto exótico. Ursos, chacais, macacos e panteras são o domínio do Livro das Selvas. Contudo estes animais também são encontrados na Bíblia.

No primeiro plano se pode ver uma chita listrada e uma hiena.
Ao fundo se vê um leão em exposição no Museu de História
Natural em Beit Shemesh, Israel. Photo: Cortesia de

Natan Slifkin.
Existem por volta de uma centena de diferentes tipos de mamíferos, pássaros, répteis, anfíbios, peixes e invertebrados mencionados na Bíblia. É difícil dar um número preciso porque existem várias palavras que podem ser sinônimos para a mesma criatura, ou o vocábulo usado pelos autores bíblicos não está inteiramente claro se eles estão mesmo se referindo a animais.


Uma vez que o cenário da Bíblia é a Terra Prometida e seu meio-ambiente, os animais descritos nas Escrituras são aqueles que eram nativos da região em questão. Assim, não existem menções à pandas, pinguins ou ursos polares na Bíblia. Todavia existem algumas exceções, a saber, macacos e pavões indianos aparecem na Bíblia. A razão para isso é porque eles foram trazidos como presentes para adornar o Palácio de Salomão (1 Reis 10.22). Existe ainda uma possível referência à girafa (Deuteronômio 14.5), a qual da mesma forma, teria sido exportada desde a África em navio como presente. Fora estas exceções, os animais da Bíblia são os da região de Israel.

Não se pode ler um livro moderno sobre a fauna de Israel para se ganhar entendimento da vida selvagem bíblica, pois existem inúmeras espécies que vivem no moderno Israel que não são nativas da região e, portanto, não viveram nos tempos bíblicos. Estas espécies não aparecem na Bíblia. Pássaros Mynah, nútria (roedores como castor) e o rato marrom ubiquitous são abundantes em Israel hoje, mas não viveram lá durante épocas bíblicas.

Um ibex adulto com o seu filhote no Museu
de História Natural. Photo: Cortesia de
Natan Slifkin.
Por outro lado, existem muitas outras espécies mencionadas na Bíblia que viveram em terras bíblicas, mas posteriormente desapareceram da área. Estes incluem hipopótamo (Jó 40. 15-25), crocodilos (Ezequiel 29.3-6), Antílope (Deuteronômio 14: 4), chitas (Habacuque 1: 8), ursos (2 Reis 2:24) e leões ( mencionados  mais de 150 vezes. Alguns outros animais foram criados em cativeiro e foram posteriormente liberados para o meio selvagem, como avestruzes (Lamentações 4: 3), veados mesopotâmicos (Gênesis 49:21) e o magnífico antílope órix (Deuteronômio 14: 5).

Porque a Terra de Israel faz a ponte entre a Europa, África e Ásia, foi o lar de uma combinação única de animais. Era a parte mais setentrional da escala de muitos animais africanos, tais como crocodilos e hipopótamos. Era a parte do sudeste da escala de muitos animais europeus, tais como cervos de Fallow e lobos; E era a parte mais ocidental da escala de muitos animais asiáticos, tais como o chita asiático. Além disso, devido à sua localização no lado oriental do Mediterrâneo, é parte da rota de migração para inúmeras aves passando entre a Europa e a África.Assim, a combinação de animais encontrados na Bíblia é uma combinação única que não seria encontrada em qualquer outro lugar do mundo.

Desde que as espécies particulares são limitadas a determinadas regiões do mundo, historicamente as pessoas que não viveram nas terras bíblicas não estavam familiarizadas com os animais da Bíblia. Consequentemente, eles transpuseram os nomes dos animais bíblicos para seus equivalentes locais. Assim, o zvi da Bíblia (Provérbios 6. 5) é a gazela, mas na Europa, onde não havia gazelas, o nome zvi foi transferido para o veado. O shu'al, uma espécie de que Sansão capturou 300 e amarraram marcas de fogo em suas caudas (Juízes 15. 4), foi identificado na Europa como uma raposa, levando os críticos bíblicos como Voltaire a zombar da noção de que seria possível Para encontrar 300 membros de um solitário solitário como a raposa. No entanto, como outros versos indicam, o shu'al da Escritura é realmente o chacal (ver Salmos 63.11), um parente da raposa que se reúne em grandes embalagens. No entanto, porque não há chacais na Europa, as pessoas ali transportam o nome shu'al para a raposa.

No Museu Bíblico de História Natural em Israel, a complexa zoogeografia da Bíblia é fascinantemente refletida nas reações dos visitantes aos animais em exibição. Os visitantes americanos estão familiarizados com ursos e lobos, mas eles tendem a confundir o crocodilo com o jacaré. Os visitantes europeus estão familiarizados com o cervo, mas muitas vezes são confundidos com o mangusto. Os visitantes sul-africanos estão muito familiarizados com muitos dos animais em exposição, incluindo o hyrax (o coelho das rochas bíblico ou "rock texger" do Salmo 104:18, um animal que confunde pessoas da Europa e América, mas que é bem conhecido aqueles que foram a Cidade do Cabo), mas eles nunca viram ursos ou lobos. E enquanto todos estão familiarizados com o leão, chita e hipopótamo, é um choque perceber que essas criaturas costumavam vagar selvagens na Terra Prometida - numa época em que o país estava muito mais densamente coberto de florestas e pântanos. Talvez a Bíblia possa de fato ser chamada de Livro da Selva.




* O rabino Dr. Natan Slifkin é o diretor do museu 
bíblico da história natural em Beit Shemesh, Israel (www.biblicalnaturalhistory.org). Ele também é o autor de numerosos livros sobre religião e ciências naturais, incluindo a Enciclopédia da Torá do Reino Animal (2015).




Extraído da Revista de Arqueologia Biblica (Archaeology Biblical Review).
Tradução: Geovani F. dos Santos


Nenhum comentário:

Postar um comentário