Por Geovani Santos
Os homens deveriam meditar na brevidade de suas vidas neste mundo e ponderar acerca de suas atitudes nesta corporeidade humana pecaminosa e efêmera. Talvez, se refletissem sobre isso, seriam mais sensatos em suas condutas, haja vista que todos um dia deverão comparecer diante do Trono Branco para prestarem contas dos seus atos iníquos.
A Bíblia não esconde tal verdade e, tampouco, encobre o incontestável juízo dos homens perversos ou que rejeitam o seu bendito filho Jesus Cristo. Obviamente que um dia, Deus há de chamar de todos os rincões e quadrantes da terra os que obraram a injustiça, afim de que recebam a sua justa retribuição. O Senhor não será injusto para com ninguém, pelo contrário, aplicará com equidade cada sentença, sem erros ou protelações.
Diferentemente dos juízes da terra, Deus tem o atributo incomunicável da onisciência e, portanto, não será persuadido, levado ao erro ou mesmo subornado. O seu juízo será implacável e inexorável. Saberá distinguir perfeitamente entre o culpado e o inocente porque todas as coisas estão "nuas e patentes" ( Hb 4.13) diante dos seus olhos chamejantes.
O episódio em que Abraão intercede a Deus em favor de seu sobrinho Ló, que estava habitando em Sodoma, revela muito bem o caráter imparcial e justo do Senhor para com os homens, vejamos:
" Disse mais o Senhor: Com efeito, o clamor de Sodoma e Gomorra tem-se multiplicado, e o seu pecado se tem agravado muito. Descerei e verei se, de fato, o que têm praticado corresponde a esse clamor que é vindo até mim; e, se assim não é, sabê- lo- ei. Então, partiram dali aqueles homens e foram para Sodoma; porém, Abraão permaneceu ainda na presença do Senhor. E, aproximando-se a ele, disse: Destruirás o justo com o ímpio? Se houver, porventura, cinquenta justos na cidade, destruirás ainda assim e não pouparás o lugar por amor dos cinquenta justos que nela se encontram? Longe de ti o fazeres tal coisa, matares o justo com o ímpio, como se o justo fosse igual ao ímpio; longe de ti. Não fará justiça o juiz de toda a terra? ( Gn 18.20-25).
De acordo com o texto, Abraão toma conhecimento pelos dois mensageiros divinos de que as cidades pecaminosas de Sodoma e Gomorra seriam destruídas pela ira de Deus. Após a partida dos anjos, o patriarca continua na presença de Deus e, angustiado, trava uma batalha intercessória por seu sobrinho Ló, que estava na cidade . O Senhor promete a Abraão que não destruirá a cidade, ainda se ali existirem poucos justos. É por esta razão, que o Senhor ordena que os mensageiros retirem a Ló e a sua família da cidade, ou seja, para que o juízo fosse justo. O mesmo Deus que julgou as cidades da campina não mudou. Será o mesmo que trará à luz todos os desígnios humanos no dia do Juízo Final. A Bíblia de Estudo Plenitude sobre esse episódio, deixa claro:
" Esse clamor confirma que o julgamento de Deus é perfeito e tem o peso correto".
No capítulo 18.25: "Não fará justiça o juiz de toda a terra?" Abraão questiona Deus pela justiça. Em hebraico o termo usado para juiz é "saphat". Veja o que diz Strong:
" Esta palavra, embora muitas vezes traduzida por juiz, é muito mais inclusiva do que o moderno conceito que se tem da função de um juiz e abrange todas as facetas e funções de governo: executivo, legislativo e judiciário. Consequentemente, este termo pode ser entendido em qualquer um dos seguintes modos. (...) Num sentido judicial, palavra pode indicar, por conta do caráter exaltado do governante, o arbitramento de disputas civis, domésticas e religiosas ( Dt 25.1). No sentido executivo, pode denotar executar juízo, fazer acontecer o que foi decidido. "
Na cruz, Deus já decidiu o destino de todos os homens. Aos que o receberem como Salvador, a glória; aos que o rejeitarem, o juízo e a vergonha eternos.
Caro Geovani Santos,
ResponderExcluirPaz amado!
A sua matéria indica a responsabilidade de Deus, com os seus -não escolhidos por Ele com exclusividade como pregam alguns, mas os que o escolheram como Soberano Deus ao receberem a oportunidade de tão grande Salvação.
Deus é misericordioso aos que o agradam, não segundo a carne, mas segundo a sua vontade, não se conformando com as coisas do mundo que são perecíveis.
Sigamos em frente, amado irmão, na conquista da grande e garantida promessa de Deus, para os que entenderam que a liberdade na prática da sua orientação, nos permitirá receber a Vida Eterna, se formos fiéis até a morte.
O Senhor seja contigo,
O menor